Programação
5 de setembro
PALESTRA
- schedule 09:00h – 09:45h
label Abertura
assignment_ind Marcelo Viana
account_balance IMPA
description Abertura IMPA
- schedule 09:45h – 10:15h
label Como a utilização de ferramentas “gamificadas” apoiou a aprendizagem em Matemática nas Escolas Firjan SESI
assignment_ind Vinicius Mano
account_balance Firjan SESI
description O programa Firjan SESI Matemática é uma iniciativa lançada em 2012, que busca, a partir do uso de recursos concretos e digitais e de ferramentas ‘gamificadas’ o ressignificar as práticas dos professores nas salas de aula, para mostrar que a disciplina é acessível a todos os estudantes, e pode ser interessante, instigante e até divertida. Depois de pouco mais de 12 anos de atuação do Programa Firjan SESI Matemática, os resultados na disciplina para as escolas Firjan SESI mostram como a mudança de perspectiva no ensino de matemática contribuiu para uma melhor formação dos estudantes.
- schedule 10:15h – 10:45h
label Quiz Obmep
assignment_ind Equipe OBMEP
account_balance OBMEP/IMPA
description Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia. Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.
- schedule 11:30h – 12:00h
label Buscando ver o invisível
assignment_ind Asla Sá
account_balance IMPA Tech
description O ser humano interage com o mundo através dos sentidos; um deles, em particular, é a visão. As células fotossensíveis presentes no olho humano são sensíveis a uma estreita faixa de sinais eletromagnéticos que ocorrem no espaço tridimensional. No entanto, fenômenos naturais ocorrem em muitas magnitudes eletromagnéticas diferentes. Além disso, na era dos dados, raramente uma base de dados interessante se reduz a apenas três dimensões. Todos esses fenômenos e dados multidimensionais são, a princípio, invisíveis ao olho humano. No entanto, manipulações matemáticas e computacionais dos fenômenos medidos, bem como dos dados, são capazes de transpor a informação para a faixa visível do espectro eletromagnético e tornar o invisível, visível! Nesta palestra, vou apresentar alguns exemplos desses fenômenos e suas representações visuais.
- schedule 13:00h – 13:30h
label A Ciência de Onde Estamos
assignment_ind Marco Moriconi
account_balance Universidade Federal Fluminense - UFF
description Hoje em dia temos acesso a um computador de bolso, o celular, que nos ajuda, entre outras coisas, a nos localizarmos, por meio do Sistema de Posicionamento Global, o GPS. Parece até mágica como o GPS é capaz de nos informar com boa precisão onde estamos. Como isso funciona? Nessa palestra apresentamos um pouco da sua história e da ciência, física e matemática, por trás dessa maravilha tecnológica.
- schedule 13:30h – 14:00h
label Workshop - Dinâmicas e Jogos para a Aula de Matemática
assignment_ind Francis Borges
account_balance Firjan SESI Nova Friburgo
description E se os professores de matemática pudessem transformar as aulas de matemática em momentos mais desafiadores e alegres? Este workshop é para os professores empenhados em apoiar os alunos a verem a mágica da vida em suas aulas, objetivando torná-las mais dinâmicas, divertidas e significativas. Nesse encontro, vamos ver na prática 7 atividades do livro “Dinâmicas e Jogos para Aulas de Matemática” para você aplicar com suas turmas.
- schedule 14:00h – 14:30h
label Matemática e Criptografia
assignment_ind Carolina Araujo
account_balance IMPA
description A criptografia busca métodos eficientes de se transmitir uma mensagem de forma que ela só possa ser interpretada por seu destinatário legítimo, mesmo se interceptada por terceiros mal-intencionados. Nesta apresentação, discutiremos alguns dos desafios da criptografia moderna e como a matemática tem contribuído para o desenvolvimento de códigos criptográficos eficazes.
- schedule 15:30h – 16:00h
label Quiz Obmep
assignment_ind Equipe OBMEP
account_balance OBMEP/IMPA
description Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia. Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.
- schedule 18:00h – 18:30h
label Cubo de Rubik, um passeio pelo número de Deus
assignment_ind Henrique Carvalho
account_balance FGV
description O número de Deus do Cubo de Rubik é uma quantidade de movimentos necessários para resolver o cubo dado qualquer embaralhamento. Para encontrar o Número de Deus do Cubo de Rubik, foram usados estudos na área matemática de Teoria dos Grupos e métodos computacionais para validação.
MESA REDONDA
- schedule 10:45h – 11:30h
label Meninas Olímpicas do IMPA
assignment_ind Letícia Rangel, Emanuella Carneiro, Anna Luisa Sá, Estrela Fontes, Vitória dos Santos
account_balance Meninas Olímpicas do IMPA
description As Meninas Olímpicas do Impa irão compartilhar suas experiências com o público do evento. O Projeto MOI - Meninas Olímpicas do IMPA é uma iniciativa que visa a promover a efetiva presença de alunas da Educação Básica em atividades de matemática e ciências visando a que se interessem e se sintam encorajadas para desenvolver carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM)
- schedule 12:15h – 13:00h
label Projeto Xenolinguística
assignment_ind João Victor de Oliveira, Daphny Selchea Santos, Felipe Giehl, Suelen Veiga de Oliveira Luiz
account_balance IMPA Tech
description Criando o que não existe para compreender o que existe e/ou compreendendo o que existe para criar o que não existe.
- schedule 14:30h – 15:15h
label Cinema 360 graus
assignment_ind Sergio Azevedo, Pedro Von Seehausen, Bernardo Alevato
account_balance IMPA
description Mesa redonda sobre o Egito: Processo de criação, desenvolvimento e produção do vídeo de Realidade Virtual Neferhotep 360.
APRESENTAÇÃO
- schedule 16:30h – 17:45h
label Os números e a vida
assignment_ind (não informado)
account_balance Coletivo Comum
description A peça propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência com questões e jogos matemáticos.
6 de setembro
PALESTRA
- schedule 09:00h – 09:45h
label Quiz Obmep
assignment_ind Equipe OBMEP
account_balance OBMEP/IMPA
description Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia. Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.
- schedule 09:45h – 10:15h
label Inovação e Inteligência Artificial
assignment_ind Leonardo Almeida
account_balance Google
description A palestra “Inovação e Inteligência Artificial Generativa” destaca o compromisso do Google em liderar a pesquisa e o desenvolvimento de IA. O Gemini, modelo de IA de última geração, exemplifica esse esforço, impulsionando avanços em diversas áreas. O Google enfatiza a importância da responsabilidade no uso da IA, buscando o equilíbrio entre inovação e ética. A sustentabilidade também é central na estratégia do Google Cloud, demonstrando o foco da empresa em soluções tecnológicas que beneficiem tanto a sociedade quanto o planeta.
- schedule 10:15h – 10:45h
label Explorando o futuro com Robôs!
assignment_ind Paulo Duarte, Hostilio Ribeiro Jr
account_balance PD7 Tech
description Apresentarão o impacto da robótica na educação e no mercado de trabalho. Eles discutirão como a inovação está moldando o futuro, preparando jovens para um mundo de tecnologia avançada.
- schedule 11:30h – 12:00h
label Educação em Tecnologia e Cultura Google
assignment_ind Fabio La Selva
account_balance Google
description Descubra mais sobre as oportunidades que uma formação em tecnologia pode trazer para você, e como funciona a cultura de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google.
- schedule 13:00h – 13:30h
label Jogos, Cultura e Participação
assignment_ind Marcelo Vasconcellos
account_balance Fundação Oswaldo Cruz
description Os jogos acompanham a humanidade há mais de 5000 anos. Nesta palestra, veremos um breve histórico dessa trajetória, dos primeiros jogos encontrados em escavações arqueológicas até os vídeo games contemporâneos. Falaremos dos jogos sérios e da retórica procedimental, a sua capacidade única de expressar mensagens. Apresentaremos como os jogos são capazes tanto de codificar aspectos socioculturais quanto de modelar sistemas de forma dinâmica e intuitiva, tornando o ato de jogar, desde jogos de tabuleiro até jogos digitais, um espaço de diversão, participação e aprendizado.
- schedule 14:00h – 14:30h
label Porque a diversidade é fundamental nas carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática ( STEAM ) no Brasil
assignment_ind Cristiana Maranhão
account_balance Autônomo
description A diversidade é essencial para o Brasil ter mais mulheres no STEAM, pois promove a inovação, o desenvolvimento econômico e a justiça social. Incentivar a participação feminina nessas áreas é fundamental para construir um futuro mais próspero e equitativo para todos. E por isso devemos aplicar estratégias em diferentes frentes para que possamos mudar esse quadro. Essa palestra faz parte de uma das iniciativas educacionais que é disseminar conhecimento sobre o mercado de tecnologia e suas oportunidades.
- schedule 14:30h – 15:00h
label Jogos Digitais: sua ciência exata e aplicações sociais no mundo moderno
assignment_ind Tadeu Classe
account_balance Unirio
description Embora jogos digitais envolvam conteúdos de diferentes disciplinas como artes, sociologia e psicologia, é fundamental o papel das ciências exatas também em seu projeto. Neste bate papo, iremos conversar sobre como conceitos matemáticos como planos coordenadas, geometria, modelagem sistêmica, e outras disciplinas como física e pensamento computacional estão presentes na concepção do jogo mais básico ao completo. E, a partir disso, alguns exemplos de como tais jogos podem ser aplicados nos mais diferentes contextos como processos, treinamento, educação, serviços públicos, contribuindo com a ludificação de nossa sociedade
- schedule 15:30h – 16:00h
label Quiz Obmep
assignment_ind Equipe OBMEP
account_balance OBMEP/IMPA
description Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia. Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.
- schedule 18:00h – 18:30h
label O Uso da Matemática na Projeção de Demanda e Seus Impactos nas Tarifas de Transportes Públicos
assignment_ind Guilherme Wilson
account_balance RioCard Mais
description A palestra "O Uso da Matemática na Projeção de Demanda e Seus Impactos nas Tarifas de Transportes Públicos" explora como cálculos matemáticos e estatísticos são aplicadas para prever a demanda por serviços de transporte público. A apresentação aborda modelos matemáticos utilizados para analisar padrões de uso e prever futuras necessidades, e como essas previsões influenciam a definição das tarifas e a alocação de recursos. Discute-se também como uma gestão eficiente baseada em dados pode melhorar a sustentabilidade financeira dos sistemas de transporte e oferecer um serviço mais eficiente para os usuários.
MESA REDONDA
- schedule 10:45h – 11:30h
label O poder dos jogos: Como criar jogos pode transformar vidas!
assignment_ind Luca Alves, Marcos Vinicio, Beatriz Santos, Onivaldo Pereira
account_balance Afroreggae
description O poder dos jogos: Como criar jogos pode transformar vidas!
- schedule 12:15h – 13:00h
label Projeto Xenolinguística
assignment_ind João Victor de Oliveira, Tomaz de Lucena, Bianca Zavadisk
account_balance IMPA Tech
description Criando o que não existe para compreender o que existe e/ou compreendendo o que existe para criar o que não existe.
- schedule 17:00h – 17:45h
label GAMES
assignment_ind Luca Alves, Marcos Vinicio, Beatriz Santos, Onivaldo Pereira
account_balance Afroreggae
description O poder dos jogos: Como criar jogos pode transformar vidas!
APRESENTAÇÃO
- schedule 15:00h – 15:30h
label Show-Palestra Matemática Aplicada ao Pandeiro
assignment_ind Sergio Krakowski
account_balance Autônomo
description Irá apresentar um show musical onde utiliza ferramentas que o permitem interagir com o computador no intuito de aumentar as possibilidades expressivas do Pandeiro. Depois da apresentação musical, o autor irá explicar em linhas gerais como funciona essa interação e discutir os desafios desse tipo de trabalho.
- schedule 16:30h – 17:45h
label Os números e a vida
assignment_ind (não informado)
account_balance Coletivo Comum
description A peça propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência com questões e jogos matemáticos.
7 de setembro
PALESTRA
- schedule 11:45h – 12:15h
label Como a matemática te ajuda a desenvolver jogos
assignment_ind Luca Alves
account_balance Afroreggae
description (não informado)
- schedule 16:00h – 16:30h
label A matemática por trás da computação gráfica
assignment_ind Tiago Novello
account_balance IMPA
description Será explorado conceitos matemáticos (eg. equações, matrizes e trigonometria), fundamentais na modelagem e renderização de cenas 3D. Será apresentado como esses conceitos fornecem as bases de algoritmos usados em filmes, videogames e realidade virtual.
MESA REDONDA
- schedule 12:15h – 13:00h
label Centro de Projetos e Inovação IMPA
assignment_ind Francisco Ganacim, Leonardo Voltarelli, Marcelo Carneiro, Melvim Poveda, Rodrigo Schuller
account_balance Centro PI / IMPA
description Apresentação dos projetos desenvolvidos pelo Centro.
- schedule 13:00h – 13:45h
label MediaLab/ESDI - UERJ
assignment_ind Ana Julia Mello, Gustavo Pinheiro, Jesus Pereira, Julyana Salvador, Oli de Borba, Rafaela Costa, Vinicius Correa
account_balance MediaLab/ESDI - UERJ
description Nesta mesa redonda, as professoras Bárbara Castro e Alice Tavares da ESDI/UERJ irão conversar com estudantes sobre a experiência de aprender programação criativa no contexto do curso de design. A roda irá iniciar com uma breve apresentação das experiências apresentadas no espaço do MediaLab UERJ no Festival Nacional da Matemática 2024.
- schedule 13:45h – 14:30h
label A inovação na história da matemática e na linguagem literária
assignment_ind Carla Almeida, Marcelo Viana, Marcella Faria
account_balance IMPA
description A inovação na história da matemática e na linguagem literária é o tema deste debate, que reúne dois matemáticos que publicaram livros voltados para o público não especializado: a pesquisadora e escritora Marcella Faria, que lançou Números Naturais pela editora 34, e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, autor de Histórias da Matemática (Tinta-da-China Brasil).
- schedule 14:30h – 15:15h
label Inovação em Medicina
assignment_ind Jorge Lopes, Heron Werner, Vinicius Arcoverde, Marcela Castro Giffoni
account_balance INT e DASA
description Técnicas de Impressão 3D, Realidade Virtual e Realidade Aumentada em Medicina Fetal.
- schedule 15:15h – 16:00h
label Lugares de Mulher
assignment_ind Manuela Fantinato, Ana Paula Nascimento, Karin Menéndez
account_balance Unirio e Pretas na Ciência
description Com caráter multidisciplinar, a mesa redonda debaterá a presença feminina nas ciências, tendo em vista os desafios femininos para ocupar espaços majoritariamente dominados por homens e a importância da diversidade para a inovação. Também serão tratadas questões interseccionais e as políticas voltadas à inserção de mulheres na pesquisa.
APRESENTAÇÃO
- schedule 10:15h – 11:30h
label Os números e a vida
assignment_ind (não informado)
account_balance Coletivo Comum
description A peça propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência com questões e jogos matemáticos.
- schedule 16:30h – 17:00h
label Show-Palestra Matemática Aplicada ao Pandeiro
assignment_ind Sergio Krakowski
account_balance Autônomo
description Irá apresentar um show musical onde utiliza ferramentas que o permitem interagir com o computador no intuito de aumentar as possibilidades expressivas do Pandeiro. Depois da apresentação musical, o autor irá explicar em linhas gerais como funciona essa interação e discutir os desafios desse tipo de trabalho.